quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pr. Rivail Sousa


Quem são os perdidos
        
O termo, perdido, implica na condenação de todos aqueles que, de forma consciente ou não, rejeitam Jesus como seu único e suficiente salvador. “Porque Deus enviou o seu filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crer nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no unigênito Filho de Deus” (Jo 3.17,18). Visto que a salvação resulta do conhecimento e aceitação de Cristo como único salvador, os números a seguir nos darão uma melhor noção da urgência desta tarefa de alcançar os perdidos.

         Há 19 religiões principais no mundo.  Só que elas têm 270 grandes sub-divisões. Incluindo os agrupamentos pequenos, há mais de 10.000 ‘religiões’ distintas. O número de novas religiões cresce a cada ano. Considerando apenas as religiões mundiais principais, o quadro atual é o seguinte:

·       O Cristianismo é a religião de 33% das pessoas do mundo
·       O Islamismo (21%) é a religião que mais cresce no mundo
·       O Hinduísmo (13%) domina na Índia mas tem alcançado muitos no ocidente
·       Os "Não Religiosos" (18%) cresceram muito nos últimos 10 anos
·       O Budismo (06%) domina nos países asiáticos como Tailândia, Mianmar (Birmânia), Sri Lanka e Tibete.
·       Os Tribais (03%, geralmente animistas) predominam nas selvas da América Latina, Indonésia e Filipinas).

         Há 12.000 povos no mundo. Há 3.500 povos em que a maioria tem pouca chance de ouvir o Evangelho. Desses 3.500 povos, já há cristãos e/ou trabalhos em 2.500 deles.

Janela 10-40
         A grande maioria dos povos ‘menos evangelizados’ se encontra numa área conhecida como a Janela 10-40.

Esta área, do paralelo 10 acima do Equador até o paralelo 40, estendendo-se desde o Pacífico no Oeste até a Ásia no Leste, possui desafios tão grandes que já chamou a atenção das igrejas e agências missionárias ao redor do mundo.

         Na Janela 10-40 há: 1. A maioria dos pobres; 2. A maioria dos não evangelizados; 3. A maioria dos sub-nutridos e famintos, 4. A maioria dos povos menos evangelizados; 5. A maioria dos países e povos que seguem religiões hostis ao Cristianismo.

         Mas os povos não alcançados não são propriedade exclusiva da Janela 10-40. Há outros lugares no mundo onde há povos não alcançados.  Como, por exemplo, o Brasil. ¹ (Infobrasil.Org).

Observação: 33% das pessoas no mundo são cristãos, mas este número inclui os católicos, ortodoxos e outros representado 22%. Portanto, Os cristãos evangélicos totalizam apenas 11% dos habitantes da terra.

Para onde irão os perdidos
         O engano quanto ao destino eterno dos que rejeitam a Cristo tem sido amplamente semeado pelas mais diversas seitas e religiões do mundo. Dentre os mais comuns enganos, destacam se os seguintes:

Aniquilacionismo.  Prega a destruição do espírito, como se as chamas do Inferno eliminasse a existência, desta forma, a não existência seria o castigo final dos ímpios.

Universalismo. Consiste em dizer que Deus é muito bom para lançar alguém no Inferno. Portanto, no final, Deus dará um jeito para que todos sejam salvos.

Inferno temporário.   Os adeptos deste pensamento admitem a realidade do inferno. No entanto, ensinam que sua punição é temporária, uma espécie de purgatório, onde o homem será punido por um tempo e depois terá a oportunidade de aceitar a salvação e ser restaurado.

         Outros, ainda pregam o infinito processo da reencarnação, em busca de um aperfeiçoamento e sintonia com o cósmico.  

         Apesar das supracitadas tentativas de negar a terrível realidade do inferno, o Senhor Jesus muito asseverou a seus ouvintes de que o inferno é real. “Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?” (Mt 23.33).     Em Marcos capitulo 9 e versículos 42 ao 48, Jesus faz três menções ao inferno e por cinco vezes ele enfatiza que suas chamas são eternas, não se apagam, e o que for lançado lá não morrerá, não deixará de existir, padecerá por toda a eternidade. E todos aqueles que não forem achados inscritos no “livro do Cordeiro” serão laçados no inferno (Ap 20.15).

         Diante da seriedade do destino espiritual daqueles que não conhecem a Cristo, estando comprometido seu destino eterno, notamos que a evangelização é uma tarefa urgente. Aproveite cada oportunidade que o Senhor lhe conferir.

____


Obs:... As sugestões bibliográficas para este texto, constam nos módulos  de nosso curso teológico www.abtac.com.br  
Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!