terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Pr. Rivail Sousa
  
          Por seus atributos conheceremos melhor a Deus em sua pessoalidade e peculiaridade. Por sua pessoalidade dizemos que ele tem intelecto, sensibilidade, e vontades naturais em si, independentes de qualquer fator externo. Por peculiaridade falamos de seus atributos incomunicáveis como unidade, imensidade, eternidade, imutabilidade, onipresença, onipotência e onisciência. Os atributos comunicáveis são as qualidades morais de Deus que podem e devem ser encontrados no ser humano, conforme especificaremos a seguir.

OS ATRIBUTOS INCOMUNICÁVEIS (absolutos de Deus)

DEUS É ÚNICO

            Deus é exclusivo. Sua resposta ao politeísmo é “Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus” (Is 44.6). “Não terás outros deuses diante de mim” (Ex. 20.3). São inúmeras as referencias bíblicas acerca da unidade de Deus. Todavia, estas referencias não implicam na doutrina da trindade, pois sua unidade compreende exatamente isto, uma unidade composta por  três pessoas unidas na essencial unidade eterna. (Jo 14. 7, 16,17).

A INFINITA IMENSIDÃO DO UNIVERSO NÃO CABERIA DEUS

“Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até os céus dos céus te não poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado” (1Rs 8.27).

            Salomão parece ter a compreensão exata da infinitude de Deus. Em suas palavras declara que a terra ou os céus, ou ainda os céus dos céus não seriam suficientemente grandes para conter a dimensão do nosso Deus. Seu pai Davi também fala desta imensidão no salmo 139 quando diz: “Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Sheol a minha cama, eis que tu ali estás também; se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá”.
           
            Diante do exposto, entende-se que sua influência está em todo o universo, entretanto, é o céu o lugar de sua habitação. Sendo interessante ainda observar que, assim como o Senhor está desvencilhado de qualquer obstáculo em relação ao espaço, o mesmo ocorre em relação ao tempo.

DEUS EXISTE ANTES DA ETERNIDADE

“Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Sl 90.2).

            Quando falamos de eternidade, precisamos considerar biblicamente pelo menos três conotações distintas.

            Quando Jacó faz menção aos “outeiros eternos” (Gn.49.26) está usando uma figura de linguagem indicando a antiguidade dos montes. Pois os montes foram criados, tiveram um inicio.

            O termo quando aplicado em relação aos homens e aos anjos, estamos usando um sentido parcial ou limitado. Pois, embora estes não tenham fim (espiritualmente), tiveram um inicio.

            Enquanto que o Salmo supracitado (Sl 90.2) faz menção a eternidade de Deus no sentido pleno e absoluto, ou seja, Deus não tem inicio nem fim, ele é auto existente e está desvencilhado de qualquer contingência em relação ao tempo. Ele é o pai da eternidade (Is 9.6). Nas palavras de Raimundo F. de Oliveira; “na vida de Deus o passado e o futuro se fundem no eterno presente”. Nas palavras do próprio grande Deus ele é eternamente o grande “EU SOU” (Ex 3.14).

DEUS NÃO MUDA

“Porque eu, o SENHOR, não mudo” (Ml 3.6).

           Nas palavras de Claudionor de Andrade, a "imutabilidade e o Atributo absoluto de Deus, que lhe confere a qualidade de não se alterar em sua natureza. Isto não significa, porém, que o Senhor seja impassível, ou imóvel. Ele é o Deus que age! Sua imutabilidade faz com que tenhamos total confiança em sua providência. Se ele prometeu, há de cumprir sua palavra, ainda que se passem séculos ou até milênios. Deus não sofre quaisquer sombra de variação. O Senhor não muda, por que não pode ser melhor do que é; ele é infinita e sumamente bom”.

DEUS NÃO É LIMITADO AO ESPAÇO NEM AO TEMPO

            Por meio de sua Onipresença o Senhor Deus está presente em todos os lugares ao mesmo tempo, ele é onipresente. Veja sua própria declaração por meio do profeta Jeremias 23,23,24 “Sou eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? Diz o SENHOR. Porventura, não encho eu os céus e a terra? – diz o SENHOR”.

            Veja ainda o que diz Davi no salmo 119 “Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também; se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá”.

            Embora o salmista declare que Deus está no céu, na terra, no mar, no inferno em fim em todo o universo, é interessante observar que Deus está em alguns lugares de fama ativa proporcionado alegria e gozo, ordem e harmonia, enquanto em outros lugares de fama passiva. Exemplos da presença ativa de Deus; no céu por ser sua morada (Is 66.1). Na terra, no mar e no universo por conservação (Sl. 104.30). No crente por habitação (2Co 6.16). No “mundo” convencendo do pecado e do juízo (Jo 16.8).

            Quanto ao inferno, poderíamos dizer que a presença de Deus ali está no sentido de punição, castigo eterno, juízo, jamais no sentido de habitação.

DEUS PODE REALIZAR TODAS AS COISAS

            Onipotência é outra característica incomunicável de Deus. Por diversas vezes na bíblia Deus faz seu povo lembrar que ele tem todo o poder e, portanto, é plenamente capaz de cumprir todas as suas promessas.

            Para sustentar a fé do patriarca Abraão quanto à promessa de um filho, sendo ele já velho e sua mulher estéril, ele o questiona; “existe alguma coisa impossível para o Senhor?”. De fato nada é impossível para Deus, pois na primavera seguinte Abraão já havia contemplado a realização do milagre em sua vida (Gn 18.14).
           
            As mesmas palavras são ditas a Maria através do anjo Gabriel acerca do milagre do nascimento de Jesus: “Porque para Deus nada é impossível” (Lc 1. 37). Veja ainda: “Eis que eu sou o Senhor, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim?” (Je 32.27). Certamente, nada é impossível ao Deus todo poderoso, o que criou o universo em sua totalidade e em sua particularidade, apenas com o poder de sua palavra, o Deus que sustenta com mão forte todas as coisas (Hb. 1.3).

            Obviamente Deus não usaria o seu ilimitado poder para realizar coisas contraditórias a sua natureza boa e santa. Como Deus é santo ele não pode pecar (1Pe 1.16). O eterno Onipotente não é Deus de confusão (1Co 14.33).
           
DEUS É CONHECEDOR DE TODAS AS COISAS

            “Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito” (Sl 147.5).
           
            Além de todo poderoso, o nosso Deus é infinito em sabedoria, ele é Onisciente. A bíblia argumenta esta verdade de forma abundante, pois Deus conhece o fim de todas as coisas antes mesmo do inicio delas (Is 46.10). Que linda declaração o salmista faz ao Senhor no salmo 139. 4,5; “Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão”. Estas declarações da palavra de Deus nos dão à segurança de que em todas as nossas necessidades seremos assistidos pelo Senhor, por que ele tudo Sabe (Mt 6.8). Ele conhece até mesmo quantos fios de cabelo há em nossa cabeça (Mt 10.30). E este conhecimento não se limita ao homem. Seu conhecimento abrange a todo o universo físico e espiritual, a toda existência.

OS ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS DE DEUS

            Como já vimos anteriormente, os atributos não comunicáveis de Deus são aquelas características exclusivas de Deus, nenhum outro ser (homens ou espíritos) possui os atributos supracitados. Enquanto que os atributos comunicáveis são as características morais que Deus compartilha aos homens, as quais veremos a seguir.

O NOSSO DEUS É SANTO

            A santidade em relação a Deus é a sua perfeita e absoluta moral, o que lhe impede de pecar ou tolerar o pecado. Quando colocada no sentido etimológico da palavra “santo” traz a ideia de separação. Deus estaria então separado da humanidade? Nas palavras de PEARLMAN, “ele está separado do homem no espaço ­- ele está no céu, o homem na terra. Ele está separado do homem quanto á natureza e caráter – ele é perfeito, o homem imperfeito; ele é divino, o homem é humano; ele é moralmente perfeito, o homem é pecaminoso.Vemos, então, que a santidade é atributo que mantém a distinção entre Deus e a criatura”.

 DEPOIMENTOS BÍBLICOS DA SANTIDADE DE DEUS

            “Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em louvores, operando maravilhas” (Ex 15.11).

            “Porque eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo;...”  (Lv 11.44).

            “Não há santo como é o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como nosso Deus” (1Sm 2.2).

            “Quanto aos profetas. O meu coração está quebrantado dentro de mim; [...], por causa do Senhor e por causa das palavras da sua santidade” (Jr 23.9).

            “E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está cheia da sua glória” (Is 6.3).

            Dentre tantas referencias contidas na palavra de Deus, estas nos bastam para ratificar a verdade de que o Deus da bíblia é plenamente puro e santo.

Em que aspecto este atributo é comunicável ao homem;

            “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” (1Pe 1.15,16).

             Este atributo é comunicável ao homem por meio da palavra de Deus, quando em obediência a mesma, este se separa do mal e dedica-se ao serviço divino. Tem o sentido de honrar e venerar a Deus como divino Senhor absoluto de sua vida. Porém, devemos considerar que a santidade do homem não tem o sentido pleno como a santidade de Deus. Deus é absolutamente santo. O homem vive o processo de santificação.

O DEUS DA BÍBLIA É DEUS DE JUSTIÇA

            Já vimos que Deus é perfeitamente santo. A justiça é, portanto a maior expressão de sua santidade. È a santidade de Deus em ação. E esta ação de Deus se manifesta sempre que o inocente precisa de livramento e justiça, quando condena as atitudes do ímpio e exige justiça, quando atende as orações do homem reto e sincero (Gn 18.25). Aqui tem amparo o anseio popular quando diz que “a justiça divina não falha”. De fato, esta justiça é bem diferente da justiça dos homens, pois enquanto a aplicação desta depende de fatos apresentados por terceiros o “juiz de toda terra” é onisciente e conhece todas as intenções dos corações, sem depender de palavra alguma, neste juízo não há nenhuma margem de erro ou injustiça. “Justo és, ó Senhor, e retos são os teus juízos” (Sl 119.137).

O DEUS DA BÍBLIA É AMOR

            Deus é amor. Esta é sem dúvidas a mais conhecida expressão da santidade de Deus. Até mesmo porque todos se beneficiam no fato de que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todos os que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). O apostolo Paulo afirma que este ato de Deus foi a prova de seu amor para conosco. Ressalta; sendo nós ainda pecadores (Rm 5.8). Este atributo não apenas pode como deve ser compartilhado ao homem. Aliás, esta é a evidencia de que conhecemos a Deus (1Jo 4.8).

O DEUS DA BÍBLIA É MISERICORDIOSO

            Misericórdia “literalmente, significa ter o coração voltado para á miséria de outrem. É a compaixão de Deus voltada para o ser humano. Através deste sentimento, que em Deus é imensurável, o Senhor mostra que, no juízo, sua misericórdia sempre triunfará” (Andrade - Dicionário).

Veja que linda citação do Salmo 103. 8-18 onde Davi declara que;

“Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade. Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades. Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce. Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido. Mas a misericórdia do Senhor é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos; Sobre aqueles que guardam a sua aliança, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprir”.

            È agradável saber que somos frutos da misericórdia de Deus!

O DEUS DA BÍBLIA É BONDOSO

            A bondade de Deus é infinita e sumamente perfeita. Ele é a fonte inesgotável do bem, nele a própria bondade encontra o seu mais elevado clímax. Isto posto, “toda a boa dádiva tem nele a sua origem”.

            Jesus faz questão de afirmar esta verdade quando redireciona o pretensioso jovem rico á vê a perfeita bondade somente em Deus; “Ninguém há bom senão um, que é Deus” (Mc 10.18). Jesus sempre transmitiu a bondade de Deus (que é ele próprio, como divino componente da santa trindade) através de ensinamentos, á exemplo de Mt 7.9-11 que diz: “E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?”.

            Além de ensinamentos com palavras, Jesus continua a demonstrar a bondade de Deus de forma prática quando amorosamente cura um leproso (Mt 8.3). Quando cura o servo do centurião (Mt 8.13). Curando a sogra de Pedro e libertando muitos endemoninhados (Mt 8. 14-16). Nesta ligeira sequência do capitulo 8 de Mateus, encontramos Jesus demonstrando o grandioso amor de Deus para beneficiar os que dele precisam (que são todos).

            O próprio fato da presença física de Jesus ali realizando estes milagres é uma demonstração de uma bondade indizível e insondável do Deus eterno que, movido por sua eterna e perfeita bondade entregou-se a si mesmo através de Cristo para nos salvar da condenação eterna. Ele é bom, Deus é absoluta e perfeitamente bom.

Em que aspecto este atributo pode ser encontrado no homem?

            O Santo Espírito gera no crente uma alma nobre e generosa, sensível aos males do próximo e naturalmente inclinado a fazer o bem; benevolência, benignidade, magnanimidade. O Espírito Santo ministra esta característica na vida do crente como uma preciosa semente, um fruto (Gl 5.22).

____


Obs:... As sugestões bibliográficas para este texto, constam nos módulos  de nosso curso teológico www.abtac.com.br  
Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!