domingo, 24 de fevereiro de 2013



      Pr. Rivail Sousa
         www.abtac.com.br

 “E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritos nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele haviam; e a morte e o inferno deram os mortos que neles haviam; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aqueles que não foram achados escritos no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (Ap 20.11-15).

O Trono
 João vê um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele de cuja presença fugiu a terra e o céu. Neste majestoso momento em que o próprio Criador do universo se assentar sobre seu trono para julgar a humanidade ímpia, os céus e a terra fugirão ante sua grandeza, sua vastíssima dimensão enche todo o campo de nossa visão, todos os olhares devem está centrados no Grande Juiz de toda terra. O trono é branco porque resplandece a pureza e a santidade, o que exige justiça, julgamento, retribuição e castigo. Toda esta grandeza e pureza, certamente deixará atônitos os réus que com corpos impuros comparecerão, expondo toda a sua impureza (Dn 12.2).

O Juiz       


        A Bíblia faz menção de Jesus como advogado. Neste tribunal, no entanto, o Senhor Jesus será o Juiz e pessoalmente julgará os ímpios que rejeitaram sua obra salvífica (Jo 5.22,27-29).

 A Igreja

         A Igreja estará presente no juízo final, no entanto, na qualidade de júri, para julgar com Cristo (1 Co 6.2,3).

Os que serão julgados

         Em sua visão, João vê grandes e pequenos diante do Trono. A expressão ‘grandes e pequenos’ no presente texto, é alusiva a importância, posição e prestigio nada tendo haver com tamanho ou idade. Posto isto, diante do Trono Branco estarão grandes governantes, reis cruéis, políticos corruptos, homicidas, traidores, grandes astros de Hollywood que incitaram todo tipo de violência, infidelidade conjugal. Estarão ali terroristas, lideres religiosos que lideraram com sórdida ganância e ensinaram heresias e a idolatria ao povo, compareceram os que pervertem a juventude com musicas obscenas e drogas. Em suma, comparecerão diante deste Trono todos os ímpios, todos que não tiverem o nome escrito no livro da vida. Estes comparecerão diante do Grande Trono, ressuscitados, porém, com corpos de nojo e desprezo eterno (Dn 12.2).

A base do julgamento

         ‘E abriram-se os livros’. João não vê neste Tribunal nenhum advogado ou promotor, certamente porque o Juiz de toda terra não necessita que alguém lhe declare alguma coisa para que ele conheça além dos fatos, as intenções que motivaram suas práticas. Além do mais, tudo estará gravado nos livros ali presentes. A saber;

·        O livro dos atos dos homens (Ml 3.16; Ap 20.12)


·        O livro da vida (Ap. 20.12; Sl 69.28)


·        O livro da lei (Rm 2.12; 3.20)


·        O livro do evangelho (Rm 2.16; Jo 12.48)


·        O livro da natureza (Jó 12.7-9; Rm 1.20; Sl 19.1-4)


·        O livro da consciência (Rm 2.15;9.1)


·        O livro da nossa memória (Lc 16.25).

A Sentença


       Para os que forem condenados, haverá diversificação no grau de punição (Hb 10. 29). Os ímpios serão julgados segundo as suas obras, e neste Tribunal terão que comparecer todos os ímpios, desde o princípio dos tempos até a referida ocasião. Quanto aos que morreram sem conhecer os princípio da justiça divina (se é que existe), o SUPREMO JUÍZ DE TODA TERRA saberá julgar a cada um com justiça e equidade. Finalmente a bíblia nos declara que a morte e o inferno e todos os que não tiveram o nome escrito no livro da vida foram lançados no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte (Ap 20.14,15).


         Assim termina a história daqueles que rejeitam a palavra de Deus, no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte, de lá não sairão jamais, é o lugar onde o fogo nunca se apaga e o bicho nunca morre (Mc 9.46; Ap 20.11-15).

____


Obs:... As sugestões bibliográficas para este texto, constam nos módulos  de nosso curso teológico www.abtac.com.br  
Categories: ,
Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!