sábado, 13 de abril de 2013

Pr. Rivail Sousa
www.abtac.com.br

FUNDADOR

    
     O cristianismo é fundado por Jesus Cristo, por volta dos anos 30-33 A.D, na Judéia, região da Palestina (atual Israel). Ao longo de nosso texto veremos que o cristianismo tem algumas coisas em comum com outras religiões, por exemplo:

         Há apenas um Deus no cristianismo, mas isso também é verdade para o judaísmo e o islamismo. O cristianismo enfatiza a importância dos relacionamentos e da família como o mormonismo. A Bíblia cristã fala sobre a meditação. Isso soa como hinduísmo. Portanto, o que faz com que o cristianismo fique separado de todas as outras religiões do mundo? Essa é uma resposta fácil. Na verdade, podemos respondê-la com apenas uma palavra: Jesus. O cristianismo pode ter alguma coisa em comum com outras religiões, mas há uma enorme diferença. Outras religiões reconhecem que Jesus foi um grande mestre, um profeta ou um dos muitos filhos de Deus. Contudo, apenas o cristianismo afirma que Jesus é o Filho de Deus, totalmente igual a Deus. Ele veio á terra para salvar os pecadores e dar-lhes a vida eterna. ¹

ESCRITURAS

         A Bíblia Sagrada. Uma composição de 66 livros, dividida em Antigo e Novo Testamento, sendo que o Antigo Testamento é formado por: 39 livros totalizando 929 Capítulos, 23.328 versículos. Sua divisão por assuntos, assim se compões: Lei, os cinco primeiros livro da Bíblia, isto é, de Gênesis a Deuteronômio, este grupo é também chamado de Pentateuco. História, 12 livros: de Josué a Ester. Poesia, 5 livros; de Jó a Cantares de Salomão, são também chamados poéticos ou devocionais. Profecia, 17 livros: de Isaias a Malaquias e estão divididos em profetas maiores e profetas menores. Escrito originalmente em hebraico e aramaico.

         E, o Novo Testamento que assim se compõe: 27 livros, 260 capítulos, 7.950 versículos. Este grupo está ainda dividido por assuntos, conforme se segue; Biografia, os 4 Evangelhos. História, um livro: Atos dos Apóstolos. Epistolas, 21 epistolas ou cartas, e vão de Romanos a Judas, elas contêm as doutrinas da Igreja. E, Profecia. Apocalipse (Revelação de Jesus Cristo). Este grupo foi originalmente escrito em grego.


DEUS

         Deus é único, porém, sua unidade é uma unidade composta, o que compreende um Deus Triuno (Pai, Filho e Espírito Santo). Portanto, esta divindade única e trino, compartilha igualmente todos os atributos divinos como, onisciência, onipotência, onipresença, e eternidade. Apesar de Deus ser Espírito, ele é um SER pessoal e amoroso que se dá a conhecer á humanidade.

JESUS

         Jesus é Deus, uma das pessoas da santíssima Trindade. Ele sempre existiu como Deus Filho e não foi Criado. É plenamente Deus e plenamente homem (duas naturezas unidas e não amalgamadas). Como segunda pessoa da Trindade, é igual a Deus Pai e Deus Espírito Santo. Para se tornar humano, foi gerado pelo Espírito Santo e nasceu da virgem Maria. Jesus é o caminho para ir ao Pai, á salvação e a vida eterna.

         Ele morreu numa cruz, de acordo com o plano de Deus, como sacrifício completo, e expiou nossos pecados. Ressuscitou dentre os mortos três dias após sua morte, fisicamente imortal. Durante os 40 dias seguintes, foi visto por mais de 500 testemunhas oculares. Suas feridas foram tocadas (...). Ascendeu fisicamente aos céus. Jesus regressará outra vez, visível e fisicamente, no fim dos tempos para estabelecer o reino de Deus e julgar o mundo. ²

ESPÍRITO SANTO

         O Espírito Santo é Deus. Uma das Pessoas da Santíssima Trindade, igual ao Pai e ao Filho. Compartilha igualmente todos os atributos divinos, é um SER Pessoal, dotada de intelecto, sensibilidade e vontade. Não é, portanto, uma energia emanada de Deus como dizem alguns segmentos pseudocrístãos.

SALVAÇÃO

         A salvação não vem das obras, é o resultado da graça de Deus manifesta por meio do sacrifício vicário de Cristo. O papel do homem neste processo é a fé. Crer e receber Jesus como o único e suficiente salvador, gera a necessária transformação, novo nascimento, que o colocará na condição de salvo (se este for fiel até o fim).

MORTE

         A morte não significa o fim da existência, mas apenas uma separação desta vida efêmera e o ingresso para a eternidade espiritual. Todos, sem exceção alguma ressuscitarão. Porém, os justos (justificados no sangue de Cristo), ressuscitarão para a vida eterna, passarão a eternidade com Deus no Céu. Os que rejeitaram a Cristo como seu salvador, ressuscitarão para condenação eterna, e eternamente estarão distantes de Deus, no inferno.

OUTRAS PARTICULARIDADES DO CRISTIANISMO

         Crêem que Jesus é o Messias de quem os profetas do Antigo Testamento falavam, constituindo-se, portanto, o único caminho para Deus. A vida e ensinamentos de Jesus é a base fundamental para o cristianismo. E, conforme seus ensinamentos, o amor fraterno é o distintivo que os identifica como cristãos. Passam pelo batismo em águas e participam regularmente da santa ceia do Senhor como ato memorativo do que Cristo fez por sua salvação. Esperam o arrebatamento, ocasião em que serão levados por Cristo ao Céu e então estarão para sempre com Senhor. Suas reuniões são usualmente acessíveis ao público, nunca secretas. São envolvidos com missões e dados a trabalhos filantrópicos.  
            
____

Obs:... As sugestões bibliográficas para este texto, constam nos módulos  de nosso curso teológico www.abtac.com.br  
Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!