segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Pr. Rivail Sousa

Fogo como simbolo do Espírito Santo

“Porque o nosso Deus é um fogo consumidor” (Hb 12.29). Esta afirmação justifica as insistentes recorrências em que o Eterno se manifesta através do fogo. Em Atos 2, ao manifestar- se sobre a igreja, o Santo Espírito utiliza-se desta mesma simbologia para manifestar–se de forma visível ao seu povo. Veja o que diz o versículo 3; “E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.”

Este elemento natural descreve muito bem as ações do Espírito. As lições que podemos tirar deste elemento com símbolo do Santo Espírito é que;

a) O fogo consome Is 33.14. De igual modo, as ações purificadoras do Espírito de Deus consome, em nossa vida toda escoria do pecado, nos tornando limpos diante de Deus.

b) O fogo aquece Lc 22.55. Somente as chamas do Espírito pode aquecer nossa alma livrando-nos da frieza e/ou mornidão espiritual, o que nos tornaria rejeitados diante de Deus; “Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.” Ap.3.16.

c) O fogo ilumina e guia. Assim como no deserto, o Senhor em relação a sua igreja, “De dia os guiou por uma nuvem, e toda a noite por uma luz de fogo.” Sl 78.14. O Santo Espírito trás luz e direção á sua igreja, posto que “por Ele somos guiados”. Rm. 8.14.

d) O fogo tem o poder de amolecer e consolidar. Isto pode ser percebido nitidamente no cenário de Atos 2, ao mesmo tempo em que a manifestação do Santo Espírito consolida o ânimo daqueles discípulos, levando-os a proclamar abertamente o mais poderoso sermão acerca do Cristo ressuscitado, enternece o “coração de pedra” da multidão que os ouvi, de sorte que esta veio a clamar; “...Que faremos, homens irmãos? At 2.37.

e) O fogo se propaga. Este elemento possui um incrível poder de disseminação, portanto, apropriado símbolo da manifestação do Espírito Santo. Posto que as chamas acessas em Atos 2 no dia da inauguração da igreja de Cristo, espalhou-se por toda a terra através dos séculos chegando até nós.

Em síntese, o fogo representa o Espírito Santo, no sentido de que Este, ilumina nosso viver, aquece nossa alma, consome toda impureza de nossa natureza e obras, e nos comissiona na propagação do evangelho de Cristo. 


 ____
Obs:... As sugestões bibliográficas para este texto, constam nos módulos  de nosso curso teológico www.abtac.com.br  
Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!