quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Pr. Rivail Sousa

DEUS E O PECADO

            Evidentemente Deus em sua onisciência já vira a entrada do pecado no mundo bem antes da criação do homem. Contudo, não significa que Deus tenha qualquer responsabilidade na causa e autoria do pecado, pois, a Sagrada Escritura é enfática quanto a santidade do Senhor (Is 6.3). Portanto, “longe de Deus o praticar a perversidade, e do todo poderoso o cometer injustiça”, Tiago ratifica esta verdade dizendo-nos, que, “Ninguém ao ser tentado, diga: de Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta” (Tg 1.13).

O PECADO TEVE ORIGEM NO MUNDO ANGELICAL

            Para conhecermos a origem do pecado, devemos ir além do episódio de Genesis capitulo 3 em que narra a queda do homem. Precisamos levar nossa atenção a um período remotíssimo, que embora não mencionado sua cronologia, textos como o de Isaias 14.12-15 e Ezequiel 28.15 entre outros, nos revelam que algo catastrófico aconteceu no mundo dos anjos.

            Por inferência dos textos em apreço, é razoável dizer que Lúcifer fora originalmente criado como o mais gracioso de toda a criação de Deus, a força, sabedoria, beleza, glória e autoridade encontrada neste ser, parece jamais visto em outra criatura. O profeta Isaias em sua narrativa o chama de “estrela da manhã, filha da alva”, na Vulgata Latina, “Lúcifer”, nome que literalmente, significa “o brilhante”, palavra que expressa beleza. Lúcifer, ainda é descrito como “o sinete da perfeição”, expressão que no hebraico traz o sentido de padrão da perfeição.

            Contudo, Lúcifer gera o orgulho em seu coração e, sua decisão em sobrepujar a majestade de Deus mostra a arrogância que dominava o mais profundo do seu ser. O efeito do pecado que nasceu no coração sombrio de Lúcifer foi devastador. Pois, este, perdendo seu estado original, é transforma em Satanás e Diabo, e os anjos que se rebelaram com ele, em anjos caídos, demônios.

            Aquele que enquanto estava na presença do SENHOR, era chamado de medida da perfeição, agora é descrito da seguinte forma: Abadom e Apolion, Ap 9,11; Belzebu, Mt 12.24; Belial, 2 Co 6.15; o Maligno, 2 Co 6.15; satanás, Lc 10.18; Ap 20.2; o Adversário, 1 Pe 5.8; Ap 12.7,17; 20.2; a antiga serpente, Ap 12,9; 20.2; o acusador dos filhos de Deus, Ap 12.10; o deus deste mundo (século), Jo 14.30; 2 Co 4.4; o enganador, Gn 3.4,13; 2 Cr 11.3,13,14; 2 Tm 2.26; a fonte de todo mal, Mt 13.28;1 Jo 3.8,10; homicida desde o princípio, Jo 8.44;1Jo 3.12; o maioral dos demônios, Mt 12.24; o príncipe da potestade do ar, Ef 2.2; o pai da mentira, Jo 8.44; sagaz, astuto, Gn 3.1;2 Cr 2.11; 11.3; o sedutor de todo o mundo, Ap 12.9; tentador; Gn 3.1; Jó 2.7; Mc 1.13; Jo 13.2.”

            Desde então, Satanás tem se tornado inimigo de Deus e dos que amam a Cristo. Disseminar o pecado, portanto, se tornou sua pratica.


A ORIGEM DO PECADO NA HUMANIDADE

            Deus criara o homem num perfeito estado de santidade (Ef 4.24), conforme sua imagem e semelhança (Gn 1.27). Deu-lhe livre arbítrio e, advertiu-o contra o pecado e seus efeitos: mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás (Gn 2.17). Entretanto, seduzido pelo Diabo, a antiga serpente (Gn 3.1; AP 20. 2), A primeira família da terra (Adão e Eva) sede a tentação (Gn 3.6), este fato lamentável abre as portas do mundo material ao pecado, conforme as palavras do apóstolo Paulo em Romanos 5.12: Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram. 

 ____
Obs:... As sugestões bibliográficas para este texto, constam no módulo IV de nosso curso teológico www.abtac.com.br  

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Paz queridão, que bom que você gostou. Continue nos visitando para mais novidades.
      Forte abraço.

      Excluir

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!