Pr. Rivail Sousa
DEUS E O PECADO
Evidentemente
Deus em sua onisciência já vira a entrada do pecado no mundo bem antes da
criação do homem. Contudo, não significa que Deus tenha qualquer
responsabilidade na causa e autoria do pecado, pois, a Sagrada Escritura é
enfática quanto a santidade do Senhor (Is 6.3). Portanto, “longe de Deus o
praticar a perversidade, e do todo poderoso o cometer injustiça”, Tiago
ratifica esta verdade dizendo-nos, que, “Ninguém ao ser tentado, diga: de Deus
sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta” (Tg
1.13).
O PECADO TEVE ORIGEM NO MUNDO ANGELICAL
Para conhecermos
a origem do pecado, devemos ir além do episódio de Genesis capitulo 3 em que
narra a queda do homem. Precisamos levar nossa atenção a um período
remotíssimo, que embora não mencionado sua cronologia, textos como o de Isaias
14.12-15 e Ezequiel 28.15 entre outros, nos revelam que algo catastrófico
aconteceu no mundo dos anjos.
Por inferência
dos textos em apreço, é razoável dizer que Lúcifer fora originalmente criado
como o mais gracioso de toda a criação de Deus, a força, sabedoria, beleza,
glória e autoridade encontrada neste ser, parece jamais visto em outra
criatura. O profeta Isaias em sua narrativa o chama de “estrela da manhã, filha
da alva”, na Vulgata Latina, “Lúcifer”, nome que literalmente, significa “o
brilhante”, palavra que expressa beleza. Lúcifer, ainda é descrito como “o
sinete da perfeição”, expressão que no hebraico traz o sentido de padrão da
perfeição.
Contudo, Lúcifer
gera o orgulho em seu coração e, sua decisão em sobrepujar a majestade de Deus
mostra a arrogância que dominava o mais profundo do seu ser. O efeito do pecado
que nasceu no coração sombrio de Lúcifer foi devastador. Pois, este, perdendo
seu estado original, é transforma em Satanás e Diabo, e os anjos que se
rebelaram com ele, em anjos caídos, demônios.
Aquele que
enquanto estava na presença do SENHOR, era chamado de medida da perfeição,
agora é descrito da seguinte forma: Abadom e Apolion, Ap 9,11; Belzebu, Mt
12.24; Belial, 2 Co 6.15; o Maligno, 2 Co 6.15; satanás, Lc 10.18; Ap 20.2; o
Adversário, 1 Pe 5.8; Ap 12.7,17; 20.2; a antiga serpente, Ap 12,9; 20.2; o
acusador dos filhos de Deus, Ap 12.10; o deus deste mundo (século), Jo 14.30; 2
Co 4.4; o enganador, Gn 3.4,13; 2 Cr 11.3,13,14; 2 Tm 2.26; a fonte de todo
mal, Mt 13.28;1 Jo 3.8,10; homicida desde o princípio, Jo 8.44;1Jo 3.12; o
maioral dos demônios, Mt 12.24; o príncipe da potestade do ar, Ef 2.2; o pai da
mentira, Jo 8.44; sagaz, astuto, Gn 3.1;2 Cr 2.11; 11.3; o sedutor de todo o
mundo, Ap 12.9; tentador; Gn 3.1; Jó 2.7; Mc 1.13; Jo 13.2.”
Desde então,
Satanás tem se tornado inimigo de Deus e dos que amam a Cristo. Disseminar o
pecado, portanto, se tornou sua pratica.
A ORIGEM DO PECADO NA HUMANIDADE
Deus criara o
homem num perfeito estado de santidade (Ef 4.24), conforme sua imagem e
semelhança (Gn 1.27). Deu-lhe livre arbítrio e, advertiu-o contra o pecado e
seus efeitos: mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás;
porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás (Gn 2.17). Entretanto,
seduzido pelo Diabo, a antiga serpente (Gn 3.1; AP 20. 2), A primeira família
da terra (Adão e Eva) sede a tentação (Gn 3.6), este fato lamentável abre as
portas do mundo material ao pecado, conforme as palavras do apóstolo Paulo em
Romanos 5.12: Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo
pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que
todos pecaram.
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Obs:... As sugestões bibliográficas para este texto, constam no módulo IV de nosso curso teológico www.abtac.com.br
Muito bom Pastor
ResponderExcluirPaz queridão, que bom que você gostou. Continue nos visitando para mais novidades.
ExcluirForte abraço.